Explica-meExplica-me

Ao se inscrever aceita os Termos e Condições da Explica-me

Já é membro?

Explica-meExplica-me

Não tem conta? Registe-se

Precisas de ajuda? Nós explicamos!

Aqui encontras as perguntas mais frequentes feitas por pais, alunos e explicadores

Pais e Alunos


O campo "Contacto Telefónico" é de preenchimento obrigatório. Sem o seu preenchimento não conseguirás contactar o explicador que pretendes que te dê explicações. Após contactares um explicador, receberás um e-mail e um sms com o contacto do explicador com quem queres ter explicação.



A pesquisa pelo explicador ideal é feita através do preenchimento de três campos: Nível de Escolaridade, Unidade Curricular e Localização. Após este preenchimento, serás redireccionado para um mapa interactivo onde poderás encontrar uma lista com todos os explicadores perto de ti, de acordo com as tuas preferências e que vão ao encontro da tua disponibilidade. De seguida, apenas tens de "Contactar" o explicador pretendido. Posteriormente, receberás um e-mail e um sms com o contacto do explicador com quem queres ter explicação. ATENÇÃO: alguns email poderão estar dar entrada na caixa de spam ou "junk" do teu email. NOTA: Para conseguires contactar o explicador que pretendes deverás estar registado em Explicame.pt.


Após a inscrição enquanto aluno, alguns email poderão dar entrada na caixa de spam ou "junk" do teu email. No caso de não receberes este email fala connosco através do chat interno do nosso site ou envia-nos um email para geral@explicame.pt.


1º Ciclo: 1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano;

-2º Ciclo: 5º ano e 6º ano;

-3º Ciclo: 7º ano, 8º ano e 9º ano;

-Ensino Secundário: 10º ano, 11º ano e 12º ano;

-Ensino Superior: Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações, Doutoramentos;

-Extracurricular: aprendizagem de línguas estrangeiras, programas informáticos, terapia da fala e música.


Transparência dos perfis

Em primeiro lugar, pedimos a todos os explicadores inscritos que sejam o mais verdadeiros possível na redacção do seu perfil, disponibilizando nos seus perfis o seu Curriculum Vitae e descrevendo detalhadamente o seu percurso académico e profissional. Além disso, acreditamos que cada um de nós é autêntico e tem algo para ensinar e, por isso, queremos tornar a educação acessível a todos. Desta forma, estamos focados na qualidade da nossa equipa de explicadores que são criteriosamente analisados.

Verificação dos dados pessoais fornecidos

Os explicadores que apresentarem o selo de “perfil verificado”, foram confirmados pela Explicame.pt, através do envio antecipado de um documento de identificação pessoal que comprove a sua identidade.

Feedback de outros alunos

Após a primeira explicação, todos os alunos poderão avaliar o seu explicador com base em 5 parâmetros – Avaliação Geral; Pontualidade; Conhecimento da Matéria; Empatia e Facilidade de Comunicação – e ainda escrever um comentário.



Todos os explicadores inscritos na Explicame.pt preenchem, obrigatoriamente, uma tabela com a sua disponibilidade diária. Assim sendo, evitas contactar explicadores que não vão ao encontro das tuas preferências.



A utilização da plataforma é inteiramente gratuita para todos os pais e alunos. Estes poderão contactar quantos explicadores quiserem, para as unidades curriculares que pretendem. Lembramos que vários explicadores oferecem a primeira aula grátis, como forma de darem a experimentar o seu serviço.



Cada explicador define o valor a cobrar em cada hora de explicação. Alguns explicadores oferecem descontos mediante a aquisição de um pacote de horas, ou no caso de explicações de grupo, e ainda te oferecem 1ª aula grátis.



Todos os alunos pagam diretamente ao explicador escolhido. Por esta razão, a Explicame.pt não intervém em nenhum pagamento realizado entre pais, alunos e explicadores.



Após a primeira explicação com um explicador recomendamos que o aluno faça uma avaliação e comentário do mesmo. Isto permite que ajudes outros alunos na escolha pelo seu explicador ideal. Deste modo, poderás avaliá-los com base em 5 parâmetros – Avaliação Geral; Pontualidade; Conhecimento da Matéria; Empatia e Facilidade de Comunicação - e ainda escrever um comentário.


Explicadores e Centros de Explicação


- Recebeu o primeiro contacto gratuito, esgotando assim o período experimental na plataforma Explicame.pt. Para voltar a aparecer nos resultados de pesquisa e continue a ser contactado por alunos é necessário subscrever um Plano. Subscreva um plano para continuar a dar explicações;

- Ou não preencheu os campos obrigatórios do seu perfil (ex: Imagem de perfil, Nome, Contacto Telefónico, Código-Postal, Localização, Email, Unidades Curriculares, Disponibilidade Horária...).


Após a inscrição enquanto explicador, alguns email poderão dar entrada na caixa de spam ou "junk" do seu email. No caso de não receber este email fale connosco através do chat interno do nosso site ou envie-nos um email para geral@explicame.pt.


Por lapso, pode ter-se inscrito enquanto aluno/a, pelo que esse campo não está visível. Se se enganou e pretende ter um perfil de explicador/a, envie-nos um email, indicando qual o seu nome de utilizador e/ou email de inscrição, para geral@explicame.pt.



A Explicame.pt permite que cada explicador anuncie os canais por onde pretende dar explicação. Se selecionar a via online, aconselhamos a utilização do software Skype, que permite fazer videoconferência e partilha de ecrã.



Todos os explicadores, após inscrição, têm acesso gratuito a todas as funcionalidades do Plano Excelente, bem como a receber o contacto de um aluno. Findo este primeito contacto gratuito deverá ser realizada a adesão a um dos planos da Explicame.pt, caso contrário, o seu perfil deixará de ficar visível para os alunos. A aquisição de um dos planos existentes permite que o explicador possa beneficiar de descontos e ter um melhor posicionamento na lista de resultados apresentada aos alunos.


Não. Ao inscrever-se na plataforma Explicame.pt tem direito a receber um contacto gratuito de um aluno. Após receber este primeiro contacto, o explicador é convidado a subscrever um dos Planos disponíveis, para que o seu perfil volte a aparecer nos resultados de pesquisa e ficar novamente disponível para dar explicações. A subscrição de um Plano não envolve qualquer tipo de fidelização.



O selo “perfil verificado” permite transmitir confiança a todos os pais e alunos que procuram pelo seu explicador ideal. Este selo apenas está disponível no Plano Excelente, mediante o envio de cópia de um documento de identificação pessoal, que comprove a identidade do explicador, para geral@explicame.pt.



Qualquer explicador inscrito na Explicame.pt poderá atualizar o seu perfil quando quiser e as vezes que quiser. Quanto mais completo estiver o seu perfil, maior probabilidade terá de ser contactado para dar explicações.



As estrelas que um explicador obtém dão bastante credibilidade a potenciais alunos que procuram pelo seu explicador ideal. Para conseguir estrelas o explicador deverá incentivar os seus alunos a avaliarem o seu perfil e também a escreverem um comentário.



O posicionamento de cada perfil nos resultados de pesquisa depende de um algoritmo interno muito preciso. Este algoritmo avalia cada perfil consoante as seguintes caraterísticas:

- Criação de um perfil completo (Imagem de Perfil, Código-Postal, Localização, Contacto Telefónico, Unidades Curriculares, Disponibilidade Horária, Email...);

- Receber avaliações e comentários de alunos a quem deu explicações;

- Adquirir o Plano Excelente.


Quem define o número de horas e a frequência das explicações?

O explicador agenda diretamente com o aluno, o local, horário e frequência com que deseja ter explicações. Desta forma, a Explicame.pt não intervém, de forma alguma, na organização das explicações entre o explicador e o aluno.

Como organizar as minhas explicações?

Cada explicador decide como estruturar cada explicação e os meios necessários para responder às necessidades dos seus alunos.



Todos os explicadores decidem o preço a praticar por cada hora de explicação, de acordo com a sua formação, experiência e do mercado onde está inserido. Assim, o pagamento deverá ser realizado diretamente com o aluno a quem forem dadas as explicações.



Existe a possibilidade de cada explicador oferecer-se a dar a primeira explicação gratuita, como forma de transmitir confiança ao aluno que o contacta pela primeira vez. Consequentemente, esta é uma excelente ferramenta para conseguir fidelizar um aluno, dando-lhe mais explicações.



Se pretende dar explicações de alguma Unidade Curricular que não esteja na nossa lista de Unidades Curriculares, envie-nos um email, com o Nome e Nível de Escolaridade da Unidade Curricular, para geral@explicame.pt.



Após a primeira explicação com um aluno, o mesmo poderá avaliar o seu explicador, deixando um comentário sobre o mesmo. Isto permite que cada explicador se empenhe em fazer um bom trabalho, o que influencia, em muito, a escolha dos alunos pelo seu explicador ideal. Poderá ser avaliado em 5 parâmetros: Geral, Conhecimento, Comunicação, Pontualidade e Empatia - e ainda receber um comentário.


Porque colocar o meu Código-Postal?

O campo "Código-Postal" é um instrumento muito valorizado por pais e alunos que procuram pelo seu explicador ideal. Assim, é possível visualizar a localização aproximada do explicador, o que poderá ter influência no momento da sua escolha. O código-postal colocado poderá não corresponder ao código-postal da morada fiscal do utilizador, mas sim ao local onde pretende dar explicações. ATENÇÃO: Caso visualize um mapa dentro do seu perfil é porque o seu perfil está a aparecer nos resultados de pesquisa. NOTA: colocar o código-postal no seguinte formato: 1900-234.

Porque colocar o NIF?

Este é um campo opcional. O explicador apenas terá de preencher o campo NIF se desejar que as facturas sejam emitidas com o seu número de identificação fiscal, ao subscrever um Plano mensal.